LGPD na sua campanha de matrículas
17 de dezembro de 2021Redes sociais não tiram férias!
14 de janeiro de 2022Enfim nos aproximamos daquele momento que todo educador adora – o retorno das aulas e o reencontro com os alunos e a rotina escolas. Afinal, esse é o coração de qualquer escola.
Estivemos desde agosto numa incansável luta para conquistar novos alunos e manter os atuais. Uma batalha que envolveu muito esforço, muita estratégia e todo recurso financeiro possível e disponível para um momento de crise econômica que o país atravessa. Sabemos bem como foram complexos esses últimos seis meses.
Foram dezenas de reuniões com a equipe, infinitas postagens na mídia, chamadas em tv, concursos de bolsas, palestras com pais, professores, empresas….e agora preparamos nossa escola para receber nossos ‘clientes’.
Calma! Não abandone a leitura só pelo fato de eu ter chamado seus alunos de clientes.
Aqui causarei um estranhamento em alguns e garanto que foi proposital. Chamei os alunos de clientes mesmo.
Sei bem como isso é desconfortável para muitos gestores e educadores, mas vamos seguir assim, o desconforto é proposital e precisa ser pensado para chegarmos ao final desse texto.
A questão fundamental nesse contexto é: Fiz tanto esforço para conquistar novos clientes e manter os atuais, e agora acabou? Eles foram conquistados e pronto?
Óbvio que não!!!!!!!!
Por isso mesmo o título desse material é o Marketing na volta as aulas!
Como sempre gosto de fazer nos textos, façamos mais um paralelo aqui.
Você vai na concessionária e compra um belíssimo carro zero quilômetro. Chega o tão esperado dia de ir buscar.
Chega na loja, seu carro lindo e maravilhoso está ali estacionado com as chaves no para-brisa e um aviso. Basta ligar e sair. Parabéns!
Como você se sente?
Ao contrário: Chega o grande dia, você chega na loja, seu carro lindo está embrulhado com um laço vermelho, os vendedores te esperando na porta, sabem seu nome.
Mostram cada detalhe do seu novo possante, desejam muita felicidade e demonstram que você fez a escolha certa em escolher aquela máquina poderosa de transporte terrestre. UM CARRO!
Qual das duas te faz se apaixonar?
Pois bem.
Logo chegaremos no primeiro dia de aula. O tão esperado dia de conhecer nossa melhor escolha entre tantas.
E como estamos cuidando do marketing disso?
Que tal mandarmos uma mensagem para os novos clientes e dizer que estamos ansiosos por recebê-los! Que tal mandarmos fotos da nossa escola para ele perceber que estamos preparando tudo para recepciona-lo!
Que tal preparar o retorno como se fosse uma grande festa! E realmente é uma grande festa! Queremos deixar claro que estamos felizes e que ele fez a escolha certa.
Que tal chamarmos os pais para um encontro presencial ou remoto antes do início e reafirmar nossos compromissos pedagógicos, apresentar nossa equipe, mostrar nossas estruturas e tudo que temos de melhor para oferecer.
A escola – ah essa merece aquele laço vermelho, azul, branco, amarelo, seja qual for sua preferência. Mas ela é o maior presente que esse nosso cliente deseja. Deixe-o soltar o laço. Deixe-o experimentar essa sensação maravilhosa que é estudar conosco.
Agora é preciso ter atenção. Como no exemplo do carro, não basta a primeira impressão ser ótima, se o ‘pós-venda’ for ruim. Abra um canal de contato com seus clientes e mantenha ele sempre em perfeita sintonia. Atenda, dentro do possível as solicitações e tenha em mente sempre, tudo que foi prometido durante a campanha de captação.
A primeira impressão é a que fica, mas devemos cuidar da segunda, terceira, quarta e até a última impressão para que tenhamos um marketing de sucesso.
Bom recomeço para todos nós.