Marketing de Indicação para campanhas de matrículas das escolas.
15 de dezembro de 2021Marketing na volta às aulas
14 de janeiro de 2022Olá
Esse ano, um tema que tomou boa parte dos nossos encontros foi sobre o quanto a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados vai nos imprimir mudanças significativas nas estratégias de campanhas de matrículas no mundo digital.
A LGPD está em vigor desde agosto de 2020. Sabemos com ela que, todos nós, que coletamos e tratamos dados pessoais precisamos estar de acordo com as exigências da Lei. As ações nas redes sociais também merecem atenção em relação a lei, seja na prospecção de leads ou em uma campanha publicitária.
Nesse momento de campanhas de novas matrículas, muitas escolas estão na ativa nas mídias sociais e alguns cuidados são essenciais.
Mas o que devo considerar como dado pessoal?
Dado pessoal é qualquer informação que identifique uma pessoa. As informações comportamentais, como opinião política e religião também são classificados como dados pessoais, e nesse sentido, os cookies — meio de coleta de hábitos de comportamento da internet — também devem se adequar a LGPD.
Compreendem com isso, a importância de ter atenção na hora de colher informações nas redes sociais?
A captação de novos alunos através da mídia digital é um método muito utilizado para conseguir leads nas redes sociais. As escolas usam estratégias em Instagram, Facebook, Google ads entre outras.
Sua escola deve ficar atenta até mesmo a geolocalização da pessoa, muito usada em campanhas de mídias digitais, por exemplo, pois isso também pode ser considerado um dado pessoal.
Devemos ter claro que essa prospecção precisa ser feita com consentimentos, seguindo com o uso do opt-in e double opt-in. Torna-se adequado e pertinente que nesses casos tenhamos o consentimento que possa comprovar que a escola não esteja usando os dados pessoais com uma finalidade diversa da qual ele foi coletado originalmente.
É preciso maior cuidado se a sua escola assume o papel de controlador de uma campanha, pois precisará passar ao titular a finalidade do uso dos dados para obter consentimento.
Uma das ações mais empregadas nesse momento é o Remarketing, que são ações que acontecem por meio do uso de cookies de rastreamento e de terceiros, que podem ser considerados dados pessoais. São aplicadas para tentar converter um lead que já demonstrou interesse prévio.
Se sua escola for realizar uma campanha para um usuário que visualizou em seu site uma página de um produto, por exemplo, é preciso avisar no termos de aceite dos cookies que o titular será impactado com publicidades, além de deixar tudo evidente na política de privacidade.
O remarketing pode ser empregado também para impactar clientes que acessam a outros sites. Essa estratégia é muito utilizada para impactar com publicidade os clientes que acessaram sites que possuem o mesmo vínculo com o produto ou serviço que a sua escola oferece. Geralmente, são utilizados sites de concorrentes.
Um nova forma de ação são o que chamamos de Pixel. Ele nada mais é do que uma forma de rastrear as ações de um potencial cliente em seu site. Os pixels servem para dizer se uma pessoa acessou a sua página, se ela converteu e entre outros eventos de conversão que podem ser personalizados.
Sobre esse tema, antes mesmo que o Facebook possa rastrear as atividades do usuário em seu site por meio de um pixel, é preciso colher o consentimento antecipadamente. Cabe à escola cumprir as exigências da Lei antes da informação chegar até o Facebook, por exemplo, para ser utilizada como método de segmentação em uma publicidade direcionada.
E ainda temos nossas Landing Pages, que são geradoras de muitos leads qualificados. Também é preciso inserir a política de privacidade do seu site dentro do formulário. A finalidade do uso dos dados deve consentir com o que foi informado ao usuário.
Com a LGPD em vigor, é preciso estar atento a cada detalhe que possa infringir a Lei. Para coletar e tratar dados pessoais, é preciso que o dono das informações pessoais — o que chamamos de titular — tenha autorizado previamente o uso dos seus dados pessoais.
Até mesmo informações comportamentais são consideradas como dados pessoais — algo que é muito exposto nas redes sociais. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de buscar informações pessoais na internet.
Boas Matrículas